sexta-feira, 19 de março de 2010

A cidade e as pessoas (Dani)

Estou há uma semana no Chile e confesso que estou amando! haha Estou tendo vários probleminhas com a língua, mas nada que não se ajeite e que eu não aprenda.

Mas o que eu mais gosto de fazer aqui é estar em casa, tocar meu telefone, eu descer o elevador e ter todos os meus amigos morando perto. Estão todos a quadras de distância, e não a quilometros como no meu querido e idolatrado Brasil.

É muito mais fácil combinar uma cerveja, um almoço, uma passada casual na casa de alguém querido quando essa pessoa está a cinco minutos de você.
E comecei a sentir algo muito óbvio, que eu como arquiteta já sabia, mas não havia sentido. É muito mais fácil conhecer alguém de verdade, ter relacionamento de qualquer tipo, se as pessoas estão perto umas das outras. E quando digo perto não digo a um email de distância, mas a um telefonema de distância. Não para se verem por internet ou falarem por meios virtuais, mas para sentar-se em uma mesa olhando no olhos.

Uma horinha depois do trabalho não mata ninguém, e fortalece qualquer relação. E tudo isso se facilita se a cidade tem uma organização básica que permita esse convívio. Se você sabe que vai demorar duas horas pra chegar num bar e encontrar seus amigos, pode ser que você não vá. Eu muitas vezes não vou.

E é muito boa a sensação de ligar pro teu amigo e dizer: tô passando aí. Isso só acontece se você mora no mesmo prédio...

Enfim, queria voltar pra São Paulo e reformar tudo, mas acho que todos que viajam querem o mesmo...

3 comentários:

Ju All disse...

Da vontade de mudar tudo!! Pq aqui funciona e la nao?!

Jean Baudelaire disse...

Oi!
Cheguei por casualidade fazendo click no "próximo blog >>".
Eu sou chileno mas estou fazendo um plano para viajar para Brasil no mês de julho, por um encontro de geografía, então fui aprendindo a lingua escutando música, lendo livros, de tudo...
Vejo que você está no Chile, está de ferias, estuda aquí?
Até logo.
tchau!!

feppa disse...

quadras de distância?
sonho de consumo!