sábado, 16 de julho de 2011

Aos 30 (Dani)

Quando eu terminei de ver esse filme bobinho da menina que acorda com 30 anos eu achei uma belezura, desliguei a tv e continuei correndo como uma louca atrás de todos os meus sonhos como se a vida fosse acabar amanhã. Aí ontem, na aula de violão, a Fernanda me pergunta: O que voce quer do violão? Eu tinha a resposta muito clara, "só quero conseguir sentar numa roda de amigos e tocar". E perguntei há quanto tempo ela era música. "Ah, eu ainda não sou música, mas até os 30 vou ser". PAAAAAM. É a primeira vez que ouço alguém da minha idade (um ano mais nova que eu até),da minha geração, do mesmo mundo caótico que eu dizendo "quando eu tiver 30 anos". Ela não disse "no final do mês quero ser música".
Calma. Momento do café. Pausa do respiro. E aí vai a minha carta à Daniele do ano de 2016.
Oi, tudo bem? Aqui sou eu em 2011. Correndo feito louca, insegura e ansiosa, querendo conquistar o mundo, sem saber qual direção tomar porque existem muitas possibilidades. Ontem eu tive um start, e espero que voce aí ainda sinta isso e viva de forma coerente, celebrando essas pequenas felicidades cotidianas. Como vai a jabuticabeira? Espero que ela esteja grande, em um vaso bonito e seja uma lembrança diária do pai num final de semana muito feliz. Sabe que eu nunca imaginei ter plantas e ser capaz de cuidar delas, será que você é melhor que eu nisso? Provavelmente sim. E o violão? Conseguiu conservá-lo lindezo como ele é hoje? Ele tem quase 20 anos no seu hoje né? Não esquece a teoria porque foi uma revelação descobrir-la numa manhã de sexta-feira. Aliás, no hoje de 2011 eu sinto uma felicidade gigantesca em ter manhãs livres para estudar, fotografar, cuidar de plantas e tocar violão. Por favor não perca todas as suas manhãs trancada num escritório ok? Será que no seu agora você está estudando piano? É uma vontade tão antiga! Não podemos nos esquecer dela! Dá até medo de perguntar, mas você aí consegue viver de fotografia? É bom saber que tenho cinco anos pra estudar e fazer de você uma fotógrafa. Sabe que até ontem eu nunca te imaginei? E agora sua forma começa a se desenhar... Eu te imagino uma mulher colorida. Do verão. Com a cabeça tranquila porque depois dos 30 vem os 40, e depois os 50, 60 e tralala. Aproveitando bares e aprendendo a cozinhar. Chamando os amigos pra comer e fazer rodinhas de violão. Viajando. De novo, com a cabeça tranquila. Antes eu pensava em fazer um mestrado com 28 anos. Você tem mais cara de que quer começar com 31. Buenos Aires? Tem a sua cara. Cartagena também (inevitável não pensar nele, hoje ou no meu 2016 =)). As fotos tiradas no México, o curso em Cuba, os festivais de música, tanta coisa você já fez! Os pratos do Juan Valdes habitam a sua casa assim como a mesinha de Embu das Artes e a cama japonesa. Alguns fins de semana na chácara, outros na praia e muitos na cidade.

Obrigada por existir, Dani de 2016. Porque de repente você existe e me dá espaço pra mais tantas Daniele e mais tantos planos e sonhos. Você existe e começou a fazer de mim um ser humano que respira mais devagar e caminha sorrindo.

Nenhum comentário: