segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

7 dias em Vanduzi (Lígia)

Estava eu, bela e formosa, no cabeleireiro, sentadinha na cadeira e o cabeleireiro me passou umas daquelas revistas bem toscas de mulher, acho que chamava Uma a revista. Como quem não quer nada comecei a folhear sem esperar muita coisa, quando me deparei com uma notícia/reportagem com Ricardo Reis, um fotógrafo e dono de uma empresa de fotos e filmagens, que decidiu passar um tempo na África. Dessa viagem saiu um documentário chamado 7 dias em Vanduzi, uma pequena cidade em Moçambique, no qual ele acompanha o cotidiano das pessoas que moram ali. Ele lançou também um livro de fotografias que ele tirou na viagem, fiquei apaixonada por essa que eu encontrei pela internet.



foto:Ricardo Reis


O Real Sentido das Coisas

"África, continente tão explorado em tempos de colonização, e tão esquecido em meio a globalização. Sua história é complexa, pois sua desigualdade mascara, aquilo que tem de mais valioso: seu povo, o qual possui uma inestimável alegria de viver.
Em uma viagem feita no ultimo mês de julho, pude conhecer estas virtudes um pouco mais de perto. Confesso que me senti ansioso, mas este sentimento deu lugar a outros ainda mais fortes e profundos. Chegando a uma estrada em Beira deparei-me com um caminhão que não fazia o transporte de um carregamento de esperança, sonhos ou expectativas, mas, sim, levava pessoas que viram suas vidas e suas vontades serem massacradas pela AIDS ou SIDA, como é conhecida pelos nativos,que está presente em uma alta parcela da população (29% possui o vírus, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde). A trilha destas pessoas rumo ao cemitério leva consigo os anseios de aproveitar cada dia, cada momento como se ele não voltasse mais. Depois de algumas reflexões, entendi que bens materiais ou aparência não importam. Os sonhos da maioria dessas pessoas podem parecer simples para nós, como fazer três refeições ao dia. Querem ser cidadãos dignos e com condições humanas de vida. Esta viagem foi, com certeza, uma experiência marcante em minha vida. Descobri que estar perto daquelas pessoas e ajudá-las, mesmo que com práticas comuns, como servir caldo de cana em um almoço, (prática incomum aos homens africanos, os quais estranharam o comportamento deste estrangeiro branco que se submeteu a trabalhos domésticos, apenas atribuídos às mulheres) podia significar muito mais. No “caos em meio ao caos” do culto á vários deuses, de desigualdades imensuráveis, de vidas efêmeras, percebi que todos nós podemos ser a esperança, talvez a única, a estas pessoas que necessitam de muito mais do que condições dignas de vida. Esta aventura teve como razão principal a produção de um documentário simples, mas de alto impacto, bem como um livro sobre minhas experiências, algumas exposições e palestras as quais terão renda revertida para projetos de inclusão social, como cooperativas, em Moçambique. Meu intuito? Fazer algo diferente, pelo próximo, auxiliar, a medida do possível, agindo de forma simples e com esperança de transformar as condições de vida de algumas pessoas".

Ricardo Reis


Em um dos sites que eu pesquisei, obtive a informação que "o DVD – “7 dias em Vanduzi” – custa R$20, e as vendas por enquanto estão sendo feitas através do telefone (11) 3051 3367"

Um comentário:

Ju All disse...

Que legal isso. Um noticia parecida porem com um pouco de humor.. um ex paquito( essa é a parte engracada)é amigo de um amigo meu aqui.. e foi par esses lados fazer trabalhos comunitarios- ele colocou no meu facebook outro dia. veja la.
bjos dears